sábado, 12 de setembro de 2009

Dia 1

Cheguei a São Tomé às 7h00. Olhava pela janela do avião depois de uma noite muito mal dormida e vislumbrava uns montes de verde, mar azul, nuvens… e a aterragem! À saída do avião inspirei fundo…África! Quente! Cheira tanto a terra!
Um misto de emoções percorria-me enquanto entrava no “aeroporto”: uma sala com uns sofás, a fotografia do presidente, umas cortinas pesadas, chão de madeira, quadros de cacau… Jovens das forças militares a pedirem os passaportes, a distribuírem papéis para preenchermos sobre possível contágio de gripe A.
O Dr Edgar Neves, responsável pelo projecto “Saúde para todos” do Instituto marquês de Valle Flor recebeu-nos (a mim e ao grupo de médicos e enfermeira que vieram esta semana) com o seu sorriso e braços abertos. Entrámos nos jipes do Instituto enquanto éramos bombardeados por meninos a tentar vender colares de sementes: “Menina, não esquece o Mike, no último dia dá mochila para a escola! Toma um colar de presente, não esquece o Mike..”
Rumo à capital São Tomé, eis o que, de olhos bem abertos, fui retendo: mulheres apressadas, com tudo à cabeça; trouxas, baldes, alguidares…, homens de mota, de bicicleta, a pé… crianças a jogar à bola, muitos carros a amarelos (além dos táxis), o mar a bater nas rochas e a tocar a estrada, a baía maravilhosa, o céu nublado, o calor da terra, casas lindas pela estrada fora, muitas delas degradadas…
Deixei as coisas na minha casa e tive tempo apenas para ver que tem uma cozinha, sala, quarto tudo junto e giro e acolhedor, e uma casa de banho! É linda!
Pequeno-almoço, escritório do Instituto para falar sobre o projecto, Hospital. Parece o Curry Cabral com os serviços separados por casas, mas versão pobre e sem muito material. Nesta primeira semana vou estar no Bloco Operatório a tentar encontrar forma de instituir cuidados de higiene e assepsia nos procedimentos… não será fácil, mas será desafiante!

5 comentários:

  1. Muito bem , parece que afinal ate tens casa de banho :d hamm que luxo. Agora faz o que realmente gostas e sê uma enfermeira e peras! Ensina lhes tudo o que sabes e torna o mundo deles melhor do que encontraste :D... beijo enorme vai escrevendo.
    P.S: no proximo post deixa a morada porque este pessoal esta desejoso de mandar cartitas heheh.

    ResponderEliminar
  2. E lá está ela por terras africanas! Ouvi dizer que foste contemplada com ar condicionado na tua linda casinha! Muiiiiitoooo à frente! ;)
    Consigo imaginar o cenário "África Minha" onde te encontras...mas espero ver fotos em breve! Sem esquecer os tais macaquinhos que andam à solta!!
    E sim, dá-nos lá a tua morada porque estou desejosa de te enviar um postaleco!!! :D
    Beijoca na sua carinha laroca!

    (posso atafulhar o teu blog de comentários?) ;)

    ResponderEliminar
  3. Humm.. obrigado!
    contigo, pelo frescor das tuas palavras voltei a aterrar em São Tomé... cada linha foi um flashback... o teu Mike foi o "meu" Pinoquio, e eles são tantos, e os pedidos outros tantos... tenis, mochila, t-shirt... mas são mais reais quando percebem quem é turista e quem é voluntário...
    falaste das mulheres que operam verdadeiros milagres de equilibrio... passa entao perto do mercado...
    o que é amarelo é taxi, mm que não pareça!! mesmo as "IACES" (toyota ace)... lol e as motos n vais ter grandes problemas não dão mais k 50km/h... :P
    quando fores p o interior ve a quantidade de gente que anda nas bermas da estrada... tantas, tanta cor, tanta coisa a oferecer...
    Boa sorte no Bloco, tenho a certeza que vais fazer a diferença!!
    desejo-te que te apaixones por essa terra, para o bem e p o mal... que deixes a tua marca mas que te deixes ser marcada tb por ela!
    um beijo enorme cheio de inveja!
    escreve postalinhos...
    escamebué

    P.S - os jipes/4x4 são da Cooperação? os que têm os autocolantes "Saúde para todos"?

    ResponderEliminar
  4. Minha querida, tanta felicidade e alegria que sinto nas tuas palavras! Que bom!
    Aproveita bem este trilho da tua vida e não te esqueças que o caminho se faz andando...
    Beijo grande.

    ResponderEliminar
  5. Olha, tu vê lá não gostes demasiado!!!! É bom que gostes, que ames tudo, mas por aqui já estamos todos a morrer de saudades ;-)
    Beijos

    ResponderEliminar